domingo, 8 de maio de 2011

FELIZ DIA DAS MÃES

Olá Amigos e visitantes! Você sabia que a comemoração do Dia das Mães foi introduzida no Brasil pela ACM? 
           
               A idealizadora do Dia das Mães, Anna M. Jarvis, após perder sua mãe em 09 de maio de 1905, decidiu fazer uma celebração particular, com alguns amigos para homenageá-la. Porém, Anna achou que essa homenagem deveria ser feita para todas as mães, vivas ou mortas. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o então presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, incluindo-a no calendário federal dos EUA e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.

              No Brasil, a data foi introduzida pela ACM (Associação Cristã de Moços), em 12 de maio de 1918, por meio da ACM de Porto Alegre. Em São Paulo, também por iniciativa da ACM, a data foi comemorada em 12 de maio de 1921. No ano seguinte, a Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro realizou a primeira festividade na Capital Federal.

              A data foi oficializada no país pelo então presidente Getúlio Vargas, no ano de 1922, por iniciativa de Alice de Toledo Tibiriçá, na época, presidente do 2º Congresso Internacional Feminista, que dirigiu ao presidente os seguintes termos:

"As mulheres do Brasil, reunidas por um alto ideal de confraternização feminina, para trabalhar pelo progresso do país e da sociedade, desejam homenagear as mães brasileiras - o maior fator de nosso aperfeiçoamento moral, pedindo através desta mensagem a oficialização do Dia das Mães."

Atendendo à solicitação, o Governo Provisório promulgou o decreto nº 21.366, de 5 de maio de 1932, instituindo oficialmente do Dia das Mães, no segundo domingo do mês de maio. A data também é festejada na Itália, Turquia e Japão. (Fonte: Jornal Metrô News)

Um comentário:

Seu comentário me faz muito feliz. Seja educado não use palavrões. Deixe a URL do seu blog/site para que eu possa responder seu comentário. Obrigado pela visita e volte sempre!

Capas para Facebook